sábado, 2 de fevereiro de 2013

Relação casa/escola

   De maneira a participar de forma mais activa na relação casa/escola a professorinha deste ano resolveu mandar actividades para os pais fazerem em casa com os fillhos. Isto porque, segundo ela, muitos pais optam por "despejar" os filhos na escola/infantário e afirma que a maioria dos pais agem de forma errada na educação dos filhos, muitas vezes porque pensam que o que tem de ser feito cabe diáriamente e exclusivamente aos professores/educadores.
   Concordo com a iniciativa e é verdade que alguns pais (espero que poucos) não acompanham da melhor forma os filhos. Para mim é um SIM à criação de uma reciprocidade positiva, é uma forma de acompanharmos os nossos filhos e de manter interação entre os dois meios. Acho isso importante.

   Como é óbvio isto desencadeou revolta em alguns pais que logo "reclamaram", impondo o descontentamento junto à professora. Cansados de um dia de trabalho, não estão para pintar desenhos com os filhos, ler livros à noite, fazer puzzles, recortar letras e números, uma série de coisas que a professora propõe, quase obrigatóriamente...
É claro que também percebo bem estes pais. Há dias em que não temos tempo nem para nós, nem para eles, quanto mais para fazer actividades "obrigatórias" que a professora manda para os pais! Afinal os exercícios, os trabalhos de casa, são para quem, afinal? Para os filhos ou para os pais?
   Segundo a professora, os pais não estão a querer colaborar com a educação dos filhos, coisa que é estritamente da sua responsabilidade. Segundo os pais, a professora tem de trabalhar com eles nas aulas!

   Eu fico na ponte que está entre os dois lados. Tanto estou em desacordo como em acordo com as duas partes. Tem de haver consenso! Penso que se não forem actividades obrigatórias para aquele dia, nem todos os dias, é fácil para os pais brincarem com os filhos ao jogo dos trabalhos de casa. Só tem que haver bom senso...
   Afinal qual dos pais não leu já um livro ao filho antes de ir dormir? Quem não brincou com eles na sala antes de irem dormir? Quem não lhes mostrou um jogo didáctico? Quem não montou um puzzle?
   São coisas que já vamos fazendo outras vezes, mas sem sentir a tal Srª Obrigatoriedade, uma imposição de alguém de fora.

3 comentários:

  1. Pois eu concordo plenamente com a professora.os pais têm o dever se mais activos na vida dos filhos. Eu saio de casa às 7h da manhã para trabalhar e só regresso pouco depois das seis. Faço com que oi meu filho me ajude a fazer o jantar e todos os dias antes dele ir dormir leio-lhe um capitulo de um livro até acabar e dpeois começamos outro. São pequenas coisas que fazem uma grande diferença na vida deles. E não custa nada pois e amamamos os nossos filhos "fazer tempo" para eles é natural e não uma OBRIGAÇÃO!

    Um beijo doce e bom fim de semana xxx

    ResponderEliminar
  2. Concordo Paula. É um dever que devemos cumprir com gosto, e é o que faço. :)Mas nem todos pensam assim. Embora perceba um pouco alguns pais,conhecendo a professora, eu sei que ela exagera um pouco querendo impor tudo à maneira dela. Exigente e muito, mas nada que uma conversa de adultos não resolva. :)

    ResponderEliminar
  3. Mais nada!!!!

    Miminho para ti lá no meu cantinho :)

    ResponderEliminar