domingo, 4 de agosto de 2013

"O Dinheiro faz homens ricos, o Conhecimento faz homens sábios e a Humildade faz Grandes Homens!"

   Esta frase é, sem dúvida, um conjunto de palavras mais que verdadeiro!
 Há muita gentinha à minha volta que, que porque nasceu num berço de ouro e nunca precisou de se esforçar para trabalhar, ou porque conseguiu chegar onde ansiava sem grande esforço para ter o que quer que seja, se julga no direito de humilhar, gozar, ofender e rebaixar os outros, tudo porque ocupam cargos superiores.
   O dinheiro e os cargos superiores não são tudo e a afluência de dinheiro e de estatuto trazem muitas vezes pessoas amargas, desconfiadas de tudo e todos, com uma ausência de amigos inimaginária. O poder do dinheiro muda uma pessoa, e quem sobe na vida à custa disso e deixa de ser a pessoa que sempre mostrou ser, só revela fraqueza no carácter.
   Dinheiro ajuda mas jamais trás felicidade, aquela felicidade real, que apenas sentimos porque o somos verdadeiramente e não porque "compramos" amigos, porque pagamos uns copos e organizamos grandes jantares.
   Gosto daqueles que apesar do estatuto de relevo que têm (porque lutaram para isso) me tratam da mesma forma, gosto quando são o que foram, mesmo depois de mudarem. Gosto da amizade que continuam a ter por mim, esquecendo o que vestem ou sem repararem no que uso. 
    Noto que são cada vez menos os verdadeiros Amigos.
   Os jantares com pessoas importantes, as festas a que são "obrigados" a frequentar devido aos grandes negócios impedem a estadia de algumas pessoas com os (antigos) amigos. Os cargos importantes impedem o feito de coisas simples, como por exemplo o acto de nos atirarmos para a piscina como fazíamos na adolescência, impedem as altas gargalhadas, impedem a troca de carinho. E tudo isto é imposto como proibido pois parece mal, afinal "somos importantes". 
   Quando chegamos a um ponto, em que o importante é a vida social e os negócios, em que o importante é a gravata enfiada no pescoço ou o vestidinho de cerimónia e os saltos altos, deixa de haver amizade, pois "tudo o resto" fica noutro mundo.
   Pobres os que só têm dinheiro.
   Ricos, os que, humildemente, sabem viver com o seu conhecimento.

5 comentários:

  1. "não existem amigos, existem momentos de amizade"

    Soa-me a verdade, embora injusto para para uns dedos da mão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que há sempre excepções (felizmente) mas nos dias de hoje há cada vez mais pessoas que se julgam mais importantes, mais que os outros, que acima de tudo (até de uma grande amizade) põem o dinheiro.

      Não concordo com o "não existem amigos..." P

      Eliminar
  2. O poder nem sempre trás felicidade,e pessoas com dinheiro não quer dizer que sejam ricas,porque sentimentos e felicidade não se compram com dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que os momentos felizes é que são ricos momentos! Para mim o poder é secundário (e muito) mas há quem não pense assim.

      Eliminar
  3. A simplicidade é o último grau da sofisticação.

    ResponderEliminar