segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Orgulho apodera-se da sociedade

   Não tenho estes pensamentos só de agora mas chego cada vez mais à "brilhante" conclusão de que vivemos num mundo cada vez mais ocupado por hipócritas, pessoas sem sensibilidade, que só olham para o seu umbigo. É pena que assim seja... 
    A falta de civismo e o orgulho acompanhados de grande insensatez estão cada vez mais presentes nas vidas que observo e até mesmo nas pessoas que me rodeiam, o que me deixa apreensiva e com medo dos outros. Quer dizer, não é bem medo, mas tenho receio cada vez mais de dar de mim aos outros. Sinto que dou mais do que recebo, na maioria das vezes.
   Parece que as palavras "Desculpa" e "Obrigada" já não existem na mente humana, na linguagem corrente, nem sequer no dicionário. Na maioria das vezes parece que o fazem por obrigação e as palavras não saem sentidas.
   Agradar, causar boa impressão, dizer que tudo é lindo, isso toda a gente consegue fazer, mas olhem à vossa volta, quantas pessoas vocês vêem pedir desculpa? Eu vejo muito poucas, passam-se dias e até meses em que não ouço ninguém soletrar um pequeno, sentido e singelo "Obrigada".
   Quem quer agradar a todos não agrada ninguém. Ou se agrada, é por pouco tempo.
   Tentam contentar os outros porque fica bem, porque tentam ser correctos e sensatos, acabando por não ser nem uma coisa nem outra. Fazem-no por comodismo e porque não estão para se chatear. Fazem-no devido ao ougulho, presente cada vez mais na nossa sociedade.
   Eu ainda faço questão de usar esses as duas palavras que citei em cima, sempre que erro, sempre que quero agradecer algo. Gosto de demonstrar o que realmente sinto e na verdade não sei fingir. Mas devia aprender a copiar as atitudes dos outros, os actos daqueles que conseguem fingir sentimentos, construir reacções na tentativa de agradar. Seria bem mais prático! Tanta gente o faz, nem deve ser assim tão difícil. Mas eu não consigo, será que não sou normal?
  As frases "Desculpa se te magoei", "Desculpa se te fiz chorar" e "Obrigada por me fazeres sorrir" ainda as digo, porque faço questão disso. Faz parte de mim ser assim e não consigo não ser eu.
 Desculpem-me! Peço desculpa a todos aqueles a quem acabei de chamar de orgulhosos e insensíveis.

2 comentários:

  1. belo post...belo post mesmo...
    nunca me arrependo de te visitar...

    Beijinho
    Vasco

    ResponderEliminar
  2. Vasco ainda bem , és sempre bem vindo. :)

    Beijinho.

    ResponderEliminar